terça-feira, 10 de julho de 2012

“NOVAS FORMAS DE APRENDER”


a – Ler o texto: “Novas formas de aprender”, das páginas 21 à 30, elencar três aspectos e justificar cada um deles.

1 – Antes de ler este texto, pare, pense e tente responder a algumas perguntas. Há quanto tempo ouvimos e dizemos que a educação brasileira necessita de mudanças para podermos sobreviver na sociedade da informação e comunicação em que estamos inseridos?
* Com certeza há muito tempo atrás já está sendo falado sobre isto, o nosso país, como sempre está sempre atrasado em tudo o que se refere à tecnologia, a educação brasileira é muito carente neste sentido.

2 - Há quanto tempo sonhamos com mudanças concretas na educação? Há quanto tempo buscamos alternativas para conquistarmos, na prática, algumas mudanças?
* Também há muitos anos, mas a realidade brasileira é muito triste em relação à mudanças. Outros países se preocupam rapidamente com as mudanças, o Brasil ao contrário, demora e quando faz algo não é de boa qualidade.

3 – Acredito que para “inovar”, conforme cita Fagundes (1999), e/ou “transformar” práticas educacionais como menciona Freire (1986), é necessário ampliar a rede conceitual dos profissionais que atuam na educação.
* Nem sempre os profissionais que atuam na educação estão preparados para atuarem na área, falta para eles cursos de capacitação.

Declaração de Leitura


Eu, Valdete Warmeling Kuhnen, acadêmica do 7º período do curso de Pedagogia, da Faculdade Guilherme Guimbala, declaro que li o texto,
“Novas Formas de Aprender”, da disciplina de “Comunicação, Educação e Novas Tecnologias”, do professor Jorge Schemes.